quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

MAIS UM DEGRAU

Quando escrevi o meu último post, pensei que só voltaria aqui em 2010, mas achei por bem voltar a fazê-lo ainda em 2009, pois acho que todos temos direito a perceber o porque de certas e determinadas atitudes tomadas por alguns. Claramente que esses alguns são os invejosos, que até se inscrevem à pressa em sites de Futsal para virem criticar quer o Treinador Nuno Lázaro, quer o clube que neste momento treino, o ONZE UNIDOS da 1ª DIVISÃO NACIONAL.
Como dizem “esses”, eu tenho muitos padrinhos sim, até porque fui baptizado e crismado, logo, no mínimo já tenho dois e depois tenho aqueles que realmente me reconhecem trabalho e competência e vão colocando o meu nome em cima da mesa quando algum clube procura treinador, e, se a esses se chamam padrinhos, tenho mais sim, e bons! Se não o fossem para quê ter mais? Talvez um dia apareça com um empresário e a esse irão com certeza chamar de “chulo”, digo eu… Meus amigos, se o vosso problema é saber como estou no patamar máximo do nosso Futsal , podem aproveitar e perguntar ao Filipe do Lameirinhas(7 meses) ao João do G.D. Montemor(5 meses), ao Francisco Batista(anos!) da Guiné-Bissau, ao Geraldo do Guimarães Futsal(2 meses) e agora ao Miguel do Onze Unidos e a todos os atletas de todas essas equipas e pode ser que assim deixem de falar sem razão de conhecimento e para vos facilitar mais uma vez a vida o meu mail é nuno.futsal@gmail.com! Para vos ajudar ainda temos os meus formadores que talvez possam também dar uma palavrinha ou as notas que tirei nos cursos, que com alguma sorte ainda aparece alguém a dizer que paguei as notas, mas não, foram só os cursos, até porque nessa altura eu era um desconhecido. E, claro que só escrevo aqui agora porque me dão notoriedade e até já tenho um blog e escrevo, vejam só para a SCN, como comentador… Espero sinceramente que passem a ter um pouco mais de calma nas vossas afirmações, porque para quem não sabe agora já é possível chegar à pessoa que faz os comentários, e como tal vamos apoiar cada um a sua equipa e calem essas bocas para falar de clubes e Treinadores que não conhecem.

Quanto a falarem do ONZE UNIDOS, eu pergunto se sabem, os que criticam, o que realmente se tem passado durante estes anos no clube, porque a Direcção é a mesma há anos, os directores do Futsal e pelo menos o treinador adjunto estão lá há 4 anos e continua, roupeiro e massagista há anos, e o Rui Teixeira saiu porque vai para Angola… Claro que há pessoas nesta vida que ao verem os outros como todos os responsáveis do Futsal fazerem coisas bonitas como esta porque é sem dúvida um orgulho para o clube estar na 1ª Div. Nacional, aparecem e criticam e pior… falam do que não sabem, porque parece que despedidos no clube houve um ou dois e nem eu sei qual o motivo, mas podia mandar umas bocas e parecia que sabia uma grande história. No ano passado quando o clube subiu de divisão ninguém apareceu para criticar, pois iam dizer o que?! Eles são isto e aquilo e subiram só porque…sei lá!!! NADA!!! Tudo metido no buraco!!!
Neste momento não há dúvida que o clube está a passar um momento difícil no campeonato (e para ajudar a FPF tem pessoas de férias e não pode dar seguimento aos nossos pedidos), mas pergunto eu, e se nos 33 pontos (no mínimo) que faltam disputar o ONZE UNIDOS conseguir sair lá de baixo, como vai acontecer, o que vão dizer os invejosos?! Respondo já eu, NADA, e sabem porque? VÃO METER-SE TODOS NO BURACO E ESPERAR POR MAIS UMA ÉPOCA DESPORTIVA!
Agora, apelo aos sócios e simpatizantes do Onze Unidos para virem apoiar o clube neste momento difícil, mas com a união de todos vamos conseguir ultrapassar!
Sinceramente, mentalizem-se que se as coisas existem é para que todos andem informados e quer se goste ou não deste ou daquele Treinador ou clube, devemos pelo menos respeitá-los, sejam eles da Distrital, 1ª,2ª ou 3ª Div. Nacional. Colaborem e verão que tudo melhora!
Aproveito para desejar a todos os amantes do Futsal um Feliz ano de 2010 com muita sorte, saúde e paz para cada um e suas famílias.


.....

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MAIS UM SONHO CONCRETIZADO

Como já é do conhecimento público, passei a ser treinador Principal dos ONZE UNIDOS, uma equipa que é SÓ da 1ª Div. Nacional de Futsal. Para muitos e como seria obvio, o meu nome nunca seria equacionado para tal desafio, pois as minhas capacidades nunca me levariam a tanto, e continuam a atirar pedras atrás de pedras, mas não me desvio do caminho que tracei para a minha carreira e se um dia vos contarem que "tenho" um castelo, acreditem que foi com a vossa ajuda, pois estou a juntar todas as pedras que me atiram e um dia construirei um! Para os que me admiram e realmente me dão valor e apoiam em todas as minhas aventuras, sei que estão felizes e certos que irei vencer mais este desafio que tenho pela frente, porque sabem como trabalho e como me empenho em tudo aquilo que faço! Digam o que quizerem e critiquem agora, pois mais tarde poderão já não ter tempo!
Aproveito para agradecer a forma como todos os atletas me receberam e se têm empenhado nesta primeira semana de trabalho, mesmo com as dificuldades do pavilhão devido as chuvas, e tenho a certeza que irão trabalhar sempre desta forma até ao final do campeonato e se assim for rapidamente iremos sair dos lugares dificeis da tabela. Agradecer obviamente a toda a Direcção(aproveito para agradecer a prenda de Natal, mesmo só chegando hoje!) e em especial ao Miguel que têm sido simplesmente incansáveis em tudo para que eu possa ter todas as condições de trabalho e decidir sempre da forma que eu achar mais correcta! Obrigado sincero!

Aproveito para desejar a todos e sem excepção um Feliz 2010, cheio de sucessos, mas com muito trabalho!

.....

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

OBRIGADO GUIMARÃES FUTSAL

Como já é do conhecimento geral, desde sábado, dia 19, que deixei de ser treinador do Guimarães Futsal. Escrevo este texto para agradecer a forma como fui tratado por todos em Guimarães, começando pelo presidente, pelo Geraldo, pelo Sardinha e muito em especial pelo Paulo que não parou nunca de me apoiar. Aos jogadores agradeço as mensagens que tenho recebido, pois além do que me disseram na hora da despedida significa que queriam dizer-me mais e estão a faze-lo por mensagem. Foram atletas fantásticos e são sem dúvida a mostra de que um grupo forte e unido pode fazer sempre coisas bonitas e até superar-se em momentos difíceis.
Obrigado ao Guimarães Futsal pela oportunidade que me deu de conhecer esse clube por dentro e de trabalhar com Homens fantásticos, todos, sem excepção!
Até breve!



....

sábado, 19 de dezembro de 2009

COMUNICADO GUIMARÃES FUTSAL

A Direcção do Guimarães Futsal Clube chegou a acordo com o clube Onze Unidos para a transferência do treinador Nuno Moisés Lázaro, o treinador foi autorizado a negociar com a formação Lisboeta e durante a tarde de ontem ficou confirmada a sua saída, de realçar a forma elegante e cordial com que o Onze Unidos agiu, ao treinador Nuno Lázaro desejamos todo o sucesso nesta nova etapa.

Guimarães, 19 de Dezembro de 2009

O ADEUS DE UM CAMPEÃO

Escrito por Administrador do site do Guimarães Futsal
19-Dez-2009


Nuno Lázaro realizou na tarde de hoje o ultimo jogo pelo Guimarães Futsal, Geraldo Cardoso fala de alguma tristeza no adeus, mas resignado com o que um clube de primeira divisão pode dar ao treinador Nuno Lázaro, " no espaço de dois meses conseguimos lançar dois treinadores na primeira divisão o que acaba por ser bastante positivo para o nosso clube, perdemos um excelente treinador e acima de tudo uma excelente pessoa que assentou como uma luva na nossa equipa, é contagiante a sua paixão pelo futsal, mas a vida dos clubes é mesmo esta, uns saem outros entram, é o desporto, agora vamos pensar na sucessão do Nuno, com calma, os jogadores vão ter uma semana de férias e de certeza que na próxima semana já teremos o novo treinador a comandar os nossos atletas." finalizou o dirigente Vimaranense.

o treinador vai assumir a equipa do Onze Unidos da Primeira Divisão Nacional, será sem dúvida uma perda importante na estrutura da equipa, Nuno Lázaro é um apaixonado pelo futsal, respira futsal e foi um grande previlégio poder contar com os seus conhecimentos no Guimarães Futsal,penso que também ele leva um pouco do Guimarães Futsal, acreditar sempre, mesmo quando tudo parece mal, temos de acreditar, ele sabe como nós somos, somos diferentes, pensamos que ele leva a nossa mensagem...só nos resta agradecer toda a entrega e dedicação de cada segundo que passou na nossa casa, e desejar lhe todo o sucesso do mundo porque ele merece!


Um abraço Nuno

....

GRANDE ATITUDE

Escrito por Administrador do site do Guimarães Futsal
19-Dez-2009

O Guimarães Futsal venceu a dificil equipa do Mondim Futsal por 4-2, a entrega dos atleta foi fundamental nesta vitória, a equipa agora com mais opções já consegue manter um ritmo mais competitivo e isso flui no jogo agradável que a equipa pratica, o Guimarães Futsal adiantou-se no marcador por Freitas, no entanto a equipa de Mondim reagia, e Miguel Angelo e Kukes eram os mais inconformados, num livre directo o Mondim consegue o empate, chegando assim ao intervalo com o resultado de 1-1, na segunda parte, o Guimarães Futsal muito concentrado partia em perigosos ataques com destaque para Escuro que viu o guarda redes adversário negar lhe o golo por várias vezes, com a equipa a jogar bastante bem com destaque para Romão, Verona, Escuro e Ricardo, Nuno Lázaro aposta no goleador Pedro Magalhães e passados dois minutos numa jogada individual Pedro faz o 2-1, a equipa de Mondim sentiu o golo e procurou o empate, no entando numa recuperação de bola novamente Pedro faz o 3-1, sentenciando ai o encontro, o Mondim ainda apostou no guarda redes volante, no entanto o Guimarães ainda consegue ampliar por Romão num golo de baliza a baliza, com ainda três minutos para jogar Pedrosa que substituiu Naita na baliza ia adiando sempre o golo dos adversários.
Aproveitamos para desejar as maiores felicidades ao treinador Nuno Lázaro, uma pessoa dificil de não gostar, para ele toda a sorte!
Desejamos a todos um Santo e Feliz Natal em paz e que o ano de 2010 com bastante sucesso.

GFC: Pedrosa, Pedro(Cap.)(2), Romão(1), Freitas(1), Ricardo, Escuro, Carlos, Tiago, Verona , Xapota e Coelho


.....

VITÓRIA JUSTISSIMA

O Guimarães depois de uma boa vitória a semana passada em Bragança, hoje, e frente ao “candidato” Mondim de Basto,voltou a vencer por 4-2. Esta vitória é só o exemplo de uma equipa lutadora e com muita qualidade, não podemos é ser condicionados! Hoje, foi um jogo muito tranquilo, porque os nossos jogadores assim o quiseram. Com esta vitória deixamos mais longe os lugares do fundo e aos poucos passamos a colocar-nos mais perto daqueles lugares que realmente esta equipa merece. Parabéns a todos por mais 3 pontos conquistados, que só demonstram a qualidade deste plantel.


....

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VIAGEM A BRAGANÇA

Parece fácil falar do Guimarães Futsal, pois o nome diz muita coisa e só pensam que somos obrigados a vencer, mas este é só mais um jogo em que vamos para Bragança completamente condicionados, pois poderemos ter apenas 8 jogadores, sendo 2 guarda-redes! Vamos ter um jogo muito dificil mas cheios de vontade de dar a volta ao que nos tem acontecido e de uma vez por todas provar que valemos mais do que a tabela indica!
Peço aos atletas muita humildade, trabalho e garra para vencer amanhã!

Aproveito para desde já agradecer o que parece que vai ser a prenda de Natal para a nossa equipa, que é a contratação de mais um ou dois elementos para equilibrar o plantel.



....

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MOMENTO DIFÍCIL

O Guimarães deslocou-se ontem ao Monte Pedras e veio derrotado por 5-1, num jogo em que tem pouca história, pois fizemos a pior exibição da época e como tal só poderiamos sair deste jogo com a derrota.
Este momento dificíl vai ser de certeza ultrapassado e tem que começar já no próximo jogo, pois foi notória a falta de confiaça da equipa e não podemos arranjar desculpas fora do balneario e como tal, vamos levantar a cabeça e vencer já o próximo jogo!
Força Guimarães!

...

sábado, 28 de novembro de 2009

A INFÂMIA!

Aguentei, aguentei, aguentei, mas CHEGA!
Estou farto de saber que os que estiveram longe e só mandam “bitaytes”, vão logo dizer que são desculpas e outras coisas… Mas, para esses, lembro-os já que há mais ou menos um ano trataram-me de tudo, mas de tudo mesmo, e depois foi ouvir o colossal silêncio desses génios futsalísticos, sem excepção!
Como tal, vou começar a escrever sobre o que realmente me fez vir de Guimarães directo para esta cadeira e estar depois de tudo o que aconteceu a escrever neste meu blog.
O jogo entre o Guimarães Futsal e o Chaves Futsal começou de uma forma tão tranquila para nós que fomos mantendo a estrutura e, aos poucos, começamos a tomar conta do jogo e foi com naturalidade que fizemos o 1-0 e sem dúvida que estivemos por cima do jogo toda a primeira parte e, a menos de 5 minutos do intervalo, aumentamos para 2-0 com indubitavél mérito. Sem dúvida que podíamos, sem falsas modéstias, ter aumentado a contagem mas o guarda-redes adversário, pelo menos em duas grandes intervenções não o permitiu. O Chaves foi sempre tentando fazer o seu jogo, mas encontrou um Guimarães muito forte defensivamente, e mesmo assim, numa troca de bola o Chaves a 3 minutos do intervalo, reduz para 1-2. Continuou o jogo intenso e com a marcada superioridade do Guimarães, pois estava rigoroso em todos os aspectos.
Mas… a vergonha estava a acontecer, pois eram faltas “arranjadas” à entrada da área e cartões amarelos para um só lado, o nosso! Extrapolou tudo o que de mais tendencioso poderia ser, pois, depois do cronometrista acabar a 1ª parte do jogo, o nosso guarda redes tem tempo para: defender um remate do adversário, este receber de novo e entregar a um colega no 2º poste e fazer golo, EM TEMPO DE INTERVALO! Claro que começou a confusão e o cronometrista disse ao árbitro que já tinha parado o tempo antes do golo entrar, mas o déspota assumiu com toda a veemência, arrogância e de indicador em riste, de quem está declaradamente a ROUBAR e diz: “SOU EU QUE MANDO E É GOLO E MAIS NADA!” (É caso para perguntar para que servem os cronometristas?)
Obviamente que só para saírem todos para intervalo demorou quase 5 minutos, pois não era fácil ver uma pessoa a roubar-nos o nosso trabalho e suor e deixá-lo ir impávido e sereno. E agora, pergunto eu:o que se faz a uma equipa a quem isto acontece? Digam-me vocês!!!
Eu pergunto se um jogo destes, não merecia um observador, ou talvez não interesse, digo eu!!! Mas, o jogo está gravado e nós vamos pedir à Equipa do Chaves que nos envie uma cópia do jogo, ou que a coloque na internet, pois aqui o problema não é o Chaves! Vamos aguardar para ver se mantêm a mesma atitude de assumir a irregularidade do golo tal como fizeram no final da partida, e cedem as imagens! Vou acreditar que sim!
Até me custa escrever agora, pois não sei bem que chamar a DOIS LADRÕES DE IGREJA (como dizia o outro comentador…), mas os nomes são Paulo Jaime Lourenço França e Nélson David Pinto da Costa da A.F. Porto! Sendo que, o roubo descarado é perpetrado pelo 2º árbitro sob o olhar abstinente do árbitro principal.
Na segunda parte temos mais uma expulsão, mas outra vez do jogador Graça, o mais experiente, dois amarelos, sendo que apenas um é por falta, pois o outro nem sabemos porque, ou sabemos!?
Foi uma segunda parte dividida e em que podíamos ter empatado e até mesmo ganho, mas acho que o Chaves não precisava deste enorme favor para se manter na liderança e quem sabe…se seria sem derrotas! Mas é com isto que temos que viver! Mas calados só lhes damos razão, "apesar de saber que vou pagar por isto". Mas o problema não é eu ser um treinador polémico, mas sim justo e é só isso que pedimos: ISENÇÃO!
Estou farto de trabalhar dia após dia, fazer kilómetros atrás de kilómetros, para chegar ao fim de semana e ser-me vedado o direito, a mim e aos meus atletas, de nos bater-mos de igual para igual com o adversário.E é só isto que peço!
Deixem-nos jogar o jogo pelo jogo e terão muitas surpresas!

Aos meus atletas, só vos quero dizer: é a primeira vez que o clube está nos campeonatos nacionais, mas não vos dizer para seguirem as pegadas dos que por aqui passaram e chegaram mais longe porque esse é um caminho traçado por outros. Vamos antes escolher o nosso caminho, e de cabeça erguida percorre-lo para também deixarmos os nossos passos marcados na história do Futsal. Até à data só tenho a dizer-vos: obrigado!


...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VIAGEM DIFICIL

O Guimarães tem mais um jogo em que tem que demonstrar que a união faz a força, pois como todos sabem temos 3 jogadores castigados e 1 na Madeira em trabalho. A única coisa que temos pedido é isenção e continuamos a faze-lo, pois vamos ao Contacto jogar o jogo pelo jogo e como grupo forte e unido que somos vamos lutar os 40 minutos. Não vamos jogar com menos jogadores que o adversário, pelo menos de inicio, e como tal podem contar connosco. A minha equipa não vai mudar de estratégia por eventualmente ir fragilizada para este encontro, pois temos treinado assim e é assim que vamos jogar, sem medo e com a certeza de que se trouxermos um bom resultado de Cabeceira de Basto iremos continuar a incomodar muita gente, pois nunca se esqueçam que esta equipa foi estruturada para se manter nesta divisão e não para subir, mas não vamos colocar de parte lutar pelos 3 pontos em todos os jogos, seja qual for o adversário.
Desejo que esta jornada seja mais uma vez a mostra que a 3ª Divisão, Série A, é sem dúvida umas das que pratica melhor Futsal, mesmo comparado com outras divisões. Boa sorte a todos e bons jogos!
Já agora, e que me perdoem os que se doerem, aproveito para pedir a quem “apita” os jogos para não estragarem o espectáculo nas quadras.

Saudações Desportivas!

...

domingo, 8 de novembro de 2009

GUIMARÃES VS PAREDES

Antes de mais, quero aqui deixar os parabéns a duas equipas que jogaram limpo e o jogo pelo jogo, sem qualquer tipo de incidente, o “meu” Guimarães e o Paredes! Que fique claro que nada tenho contra a equipa do Paredes comandada pelo meu colega e amigo Óscar Pereira, pois foram simplesmente inteligentes e aproveitaram as fragilidades que outros nos criaram.
O jogo começou de uma forma tranquila e com muita troca de bola da nossa parte e com momentos muito interessantes de Futsal. Com cerca de meia parte jogada e numa boa troca de bola, Escuro aparece isolado frente ao G.R. adversário e é derrubado por um adversário que aparece por trás; penalty (cartão? Claro que não!). Esse lance deu o 1-0 para o Guimarães, o que parece ter incomodado duas pessoas que lá estavam e que andavam de apito na boca… Pouco depois, o Paredes também numa bela troca de bola faz a igualdade e começou a ver-se que iria ser um jogo fantástico de Futsal e que estavam ali duas equipas para lutar e mostrar bom Futsal.
O problema foi que começou o espectáculo vindo das duas pessoas que menos pareciam ser necessárias naquele jogo! A cerca de 7 minutos do fim vem a primeira expulsão de Freitas, mas durante esses dois minutos a jogar com menos um, seguramos o empate! Claro que um só não chegava e veio a vez de Graça ser expulso num bloqueio normal em Futsal e ai sim, o Paredes passou para a frente no marcador e chegou o intervalo com 1-2.
Na segunda parte o Paredes nos primeiros minutos aproveitou a nossa fragilidade, pois como alguns sabem no jogo anterior já tínhamos ficado sem o Xapota que jogou menos de dois minutos em Macedo de Cavaleiros, e assim chegou ao 1-4. Nunca desistimos e a cerca de 5 minutos do fim coloquei o 5ºhomem na frente e a 35 segundos do fim estava o resultado em 3-4. Pena que já estávamos a jogar só com o coração e não com a cabeça e num lançamento e numa reposição de bola sofremos o 3-6 final.
Foi um jogo intenso e com oportunidades de golo para os dois lados, mas o Futsal é isto e umas vezes ganhamos e outras perdemos, mas acho que o empate seria o mais justo disto tudo, mas desta vez perdemos e foi só por nossa culpa, pois não estamos a arranjar, nem nunca o iremos fazer, desculpas pelas derrotas. Parabéns ao Paredes pela Vitória!
Deixo aqui pequenas observações que acho interessantes. Nós cometemos 8 faltas em todo o jogo, e levamos com 6 cartões amarelos e dois vermelhos em jogo!!! No banco, fomos todos advertidos, é verdade, falta saber é até que ponto haveria necessidade disso tudo, mas entendemos que vamos incomodar e estamos a incomodar. Aproveito para deixar aqui o meu sincero agradecimento pelo apoio demonstrado pela minha pessoa pelo Pedro Sardinha e pelo Paulo (meus adjuntos).
Quanto ao que vem aí, Contacto e Chaves, vamos demonstrar que mesmo sem 4 elementos, os 6 de campo e os dois G.R. que forem para esse jogo vão demonstrar que para nos vergar vão ter que lutar muito, pois somos um grupo forte e cheio de vontade!
Para terminar deixo aqui o meu agradecimento ao público que acreditou connosco até 35 segundos do final e nos apoiou sempre!
FORÇA GUIMARÃES!


....

terça-feira, 27 de outubro de 2009

GUIMARÃES FUTSAL

É sem dúvida com muito agrado que anuncio que fui ontem apresentado oficialmente a todos no Guimarães Futsal e será com toda a minha motivação que dia após dia irei trabalhar para fazer uma época tranquila e sem sobressaltos, tal como me foi pedido pela direcção.
A todos o meu muito obrigado pela forma como me receberam!

...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LANÇAMENTO 2ª DIV. Série A

A um mês do inicio dos campeonatos secundários, considero oportuno falar sobre o que eventualmente poderá vir a acontecer durante a época.
Esta série na minha opinião tem várias equipas que se colocaram já e sem receio na linha de partida para chegarem mais cedo aos lugares que dão acesso ao escalão superior do nosso Futsal.

Na minha opinião o Módicus é sem dúvida um dos mais fortes candidatos, pois tentou manter a estrutura base do seu plantel, reforçando-se com outros atletas de bom nível e indo ainda buscar um treinador com muitos anos de 1ª divisão, Rui Pereira.
Mais candidatos são:
- Rio Ave que pela voz do seu director o assumiu e já contratou seis reforços, mantendo Paulo Morim no comando técnico da equipa;
-SC Braga que é também um crónico candidato e já tem pelo menos quatro reforços e Pedro Palas fica como técnico;
-Póvoa Futsal que no ano anterior ficou no 3º lugar e que este ano é um serio candidato, contratou vários atletas para ajudar o técnico Raul Moreira nesta árdua missão;
- Viseu Futsal 2001 que continua no mercado e apesar de poucos o dizerem seria um feito único para a região e para o clube se conseguisse subir de escalão e para isso mantém Augusto Assunção ao leme;
-Boavista que apesar de misturar a experiência com a formação é “sempre” um clube que estará na minha opinião na luta a espera da oportunidade, mantendo também Alberto Melo para mais esta época;
Depois temos equipas que vão tentar manter o padrão de anos anteriores andando sempre na zona do meio da tabela como:
- Nogueirense que é um clube com muita experiência e que tem como principal objectivo a manutenção neste escalão apesar de muitas entradas e alguns regressos ao clube, assumindo Godofredo Novo o comando da equipa;
-Nogueiró que contratou seis jogadores e fez regressar o antigo técnico Manuel Ventura, para tentar alcançar os objectivos propostos;
-Gafanha que garantiu orçamento da câmara e assim vai conseguir remodelar o plantel com algumas aquisições, já vão cinco, para tentar os seus objectivos com Jorge Vilarinho no leme;

Agora temos os recém-chegados da 3ª Divisão que prometem não vir só para lutar por não descer de divisão.
-Farlab que tal como o FC Foz tem no seu historial cinco subidas de divisão e apesar do seu treinador Carlos Machado ter muita vontade de voos mais altos, os quatro reforços na minha opinião vão tentar ajudar a equipa neste seu primeiro ano de segunda divisão a fazer um campeonato tranquilo.
-Lamas Futsal que com Gabriel Silva a comandar os destinos do clube e cinco reforços vai tentar fugir aos lugares de baixo da tabela e manter-se o mais rápido possível nesta divisão
-Piratas de Creixomil foi até agora a equipa que menos mexeu no seu plantel, apesar de poder ainda haver novidades, Paulo Silva vai comandar praticamente o mesmo grupo que se sagrou Campeão da Terceira Divisão Nacional;
-FC Foz que depois de cinco subidas seguidas consecutivas, muda de treinador, que passa a ser Raul Castro que tem a difícil tarefa de manter o clube nesta divisão e que terá que lutar contra outro tipo de armas dos adversários.
-Académica de Leça que foi uma das equipas repescadas para esta divisão por decisões jurídicas já conhecidas, Luís Alves terá que trabalhar muito, pois não estava desde logo preparada para tal e tem que haver uma união muito forte no grupo para se manter neste escalão apesar das várias contratações.

Quanto a estas equipas e não desmerecendo o trabalho perpetrado pelos seus membros, considero devido a vários factores, que o grau de complexidade inerente aumenta.
Com toda a honestidade e depois de vários jogos já vistos por mim nesta pré-época posso mesmo dizer que será uma das competições deste escalão e desta série mais equilibrada dos últimos anos e que poderá mudar muito o que penso para este campeonato.

Nuno Lázaro
www.futsal.com.pt

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TRABALHO DE CONTINUIDADE

Como já é do conhecimento público, estou como adjunto da selecção da Guiné-Bissau, o que me dá mais tempo para observar jogos, quer nos distritais (principalmente, Porto e zona Norte), quer nos Nacionais!
Aproveito para dar conhecimento a todos que irei fazer as observações dos jogos da Segunda Divisão Nacional, série A, como colunista/comentador. Básicamente tem como fundamento informar todos do que se passa em escalões "inferiores" do nosso Futsal com uma maior regularidade! Além de o fazer através do meu blog, também o irei fazer num site de Futsal bastante conhecido que será a SCN, mais conhecido por www.futsal.com.pt
Até Breve!

....

sábado, 8 de agosto de 2009

G D MONTEMOR ACABA






Como já foi noticiado por muitos é com muita pena que vejo mais um clube a despedir-se do Futsal desta forma. O GDM tinha condições muito boas para se manter no Futsal, mas para isso era preciso pensar nos “miúdos” cheios de capacidade que chegaram a seniores, vindos das camadas jovens do clube. Claro que não podia ser importante no imediato o facto de o clube subir ou descer de divisão, pois haveria muito tempo para dar esse enorme passo de colocar o clube na ribalta dos grandes palcos! O GDM tem jogadores jovens que, trabalhados, poderiam vir a dar grandes alegrias ao clube e à cidade e os custos seriam mínimos!
Agora, que o clube deixou mais de 150 jovens sem a possibilidade de fazer aquilo que tanto gostam que é jogar Futsal é fácil atirar as culpas a este ou aquele. Mas, se pensarmos friamente, podemos constatar que muitos que falam e criticam não aparecem para ajudar e como sabem eu estive lá e foi preciso chegar ao último jogo em casa e com ainda a hipótese do GDM subir de divisão (3ªDiv Sénior) para se ver no pavilhão mais de 20 pessoas a assistir ao jogo. Claro que assim é difícil!!!
Sinceramente, fica aqui o meu apelo às pessoas de Montemor e que gostam da modalidade que não deixem “morrer” o clube e o inscrevam de novo na distrital de Évora e esses jovens fantásticos farão o melhor para voltar a colocar o GDM nos campeonatos Nacionais e jogarão com muito amor à camisola!
Aqui fica o meu abraço sincero a todos em Montemor!


Força !!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PARA PENSAR...

Esta frase é escrita a pensar na sociedade mesquinha e falsa em que vivemos, porque mesmo aqueles que temos junto a nós como amigos e nos batem nas costas às vezes desejam mesmo é o nosso insucesso e por isso aqui fica:
"AOS OLHOS DA INVEJA, TODO O SUCESSO É CRIME"

...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

OS MEANDROS DAS DECISÕES JURÍDICAS!

Depois de tanto andar às voltas com os processos da 3ªDiv. séries A e D, qual não é o meu espanto ontem ao ler as deliberações do Conselho de Disciplina da FPF.
Ora vejamos, o Auracária (série A) foi punido com desclassificação, pois o resultado desse jogo mexia com subidas e descidas, por outro lado, o Atlético (série D), foi punido com derrota sómente nesse jogo (que tinha já perdido), mas o problema é que nesse dia em que o jogo se realizava, o sucedido mexia com subidas e descidas... Claro que agora, depois de terminado o campeonato era tão fácil decidir assim!
Para mim, sinceramente numa altura destas pouco importa o que esses senhores que demonstram manter o mesmo tipo de atitude e incompetência decidiram agora, mas não podia ficar calado perante tal incoerência de um orgão federativo tão criticado por todos e com vontade de se manter assim porque alguém ou "muitos alguém" assim o deseja!
Para que fique esclarecido, esta luta não é minha, mas sim do Grupo Desportivo de Montemor que não conseguiu a subida por decisões incorrectas de quem manda (por duas vezes este ano), porque da minha parte assumo que as 10 vitórias em 13 possíveis não foram suficientes para alcançar o objectivo da subida!
Para terminar, deixo aqui um recado a todos aqueles que querem coisas boas e positivas no futsal, pois para a FPF o que importa são os pagamentos das multas que recebem semanalmente e talvez alguns senhores os prémios pelos favores.
Agora, e findo isto espero não ter que pagar mais nenhuma multa por um eventual processo que me seja instaurado pela FPF por palavras proferidas, porque multas já paguei muitas este ano, ficam os parabéns ao Louletano que assim ocupou o segundo lugar de subida ao segundo escalão do nosso Futsal.

Bem Hajam!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

DIGNIFICAR UM PAÍS!

São de há muitos anos a minha ligação à Guiné-Bissau e não têm nada a ver com desporto nem com futsal, mas sim com a minha actividade profissional como professor e como gestor educativo. Há pelo menos 4 anos que o Presidente da Federação de Futebol daquele país me tinha feito o desafio de dar uma ajuda para constituir uma Selecção Nacional de Futsal e colocar o País no Ranking Mundial de Futsal. Por uma ou outra razões não tinha acontecido ainda e só veio a acontecer nestes 2ºs Jogos da Lusofonia disputados em Portugal (Lisboa) até há uns dias atrás. A este desafio desportivo ligou-me também uma dívida de gratidão pela forma fantástica como sempre fui tratado no País e onde tenho amigos. Como disse o Alberto Dias, Chefe de Missão da Guiné-Bissau nestes Jogos, " a Guiné também tem coisas boas..." E tem de facto, sempre afirmei, na Guiné-Bissau o problema não é o seu povo... Desse só verifiquei sempre gente boa, afável no trato com os estrangeiros e em particular com os portugueses (ao contrário de outros países africanos onde estive) e recordo-me das grandes discussões em casa do Pepito sobre Sporting, Benfica, Porto.......... futebol, futebol... e às vezes outras modalidades. Em 15 dias eu, a Paula Rego (obrigado pela paciência que tens comigo nestas aventuras) e o Nuno Lázaro constituímos uma Selecção nacional de Futsal que trabalhando duas vezes por dia conseguiu apresentar-se com dignidade e chegar ao último jogo com a possibilidade de conquistar a primeira medalha de bronze para o País. Com mérito de Angola, a quem me liga uma profunda amizade com alguns dos seus jogadores, acho que não me deixaram discutir a medalha quando no dia anterior me expulsaram o capitão de equipa, o Matê no último segundo(já agora dizer ao meu amigo Pedro Catita, comentador da RTP que este jogador de facto que se chama Osagayefo é o Matê, vice-campeão de Portugal no Belenenses e não um ilustre desconhecido do Ismailitas e que de facto era ele a grande baixa do jogo pela medalha de bronze), jogador com provas dadas no futsal português e depois com o jogo em 2-1 para Angola me expulsaram o Rubilson no 1º minuto da 2ª parte. Demais para uma equipa que ainda está nos primeiros passos. Mas ninguém ficará indiferente ao jogo com Portugal transmitido pela RTP 1 e onde a Guiné-Bissau deu uma demonstração de colectivo que dignificou um País e este projecto de algumas pessoas. No balneário, o Sr. Ministro do Desporto da Guiné-Bissau, Dr. Baciro Djá colocou o desafio da continuidade de trabalho desta Selecção Nacional e prometeu as condições e apoios necessários para levar esta equipa até ao Campeoanto de África de Futsal a disputar no Burkina Faso no próximo ano. Porque não? Para este grupo de jogadores duas palavras apenas. FANTÁSTICOS! OBRIGADO! Durante uma semana fomos o orgulho de um povo que sempre nos apoiou no Pavilhão Atlântico !
Foi com orgulho que estivémos em campo !




posted by Francisco Batista
8:47 PM Sexta-feira, Janeiro 02, 2009

...

domingo, 12 de julho de 2009

QUE COMECEM OS JOGOS

Chegou o momento mais aguardado pelos jogadores e técnicos da Guiné-Bissau, pois vai começar a competição e logo contra o campeão do Mundo!
Vamos ser sómente iguais a nós próprios, independentemente do adversário, pois não temos qualquer obrigação.
Mas o trabalho de preparação desse jogo ainda não terminou e há mais um treino às 10h30m e reunião técnica às 16h.

Boa sorte a todos os participantes nos 2ºs Jogos da Lusofonia.


BRASIL - GUINÉ - 20h no Pav. Atlântico, dia 12.

PORTUGAL - GUINÉ - 17h30 no Pav Atlântico, dia 13 com transmissão directa na RTP 1.

....

quarta-feira, 8 de julho de 2009

INÍCIO OFICIAL DOS TRABALHOS

Apesar de ter havido um primeiro treino no passado dia 4 no Pav. da Boa Hora em Lisboa, começa hoje oficialmente o trabalho da Selecção da Guiné-Bissau com a concentração marcada para as 11h30m num Hotel de Lisboa.
Haverá já hoje um treino às 17h30m e dois (10h30m e 17h30m) na quinta e na sexta. No sábado só haverá treino da parte da manhã às 10h30m, com folga da parte da tarde.
Domingo, o treino será às 10h30m, pois o jogo contra S. Tomé e Príncipe e que decidirá quem passa à fase de grupos é às 17h30m.

...

domingo, 28 de junho de 2009

FRANCISCO BATISTA NA SELECÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

O técnico português, Francisco Batista, irá orientar a selecção de futsal da Guiné-Bissau, durante a 2ª edição dos Jogos da Lusofonia, que se disputará no Pavilhão Atlântico em Lisboa, de 12 a 17 de Julho.
Completam a equipa técnica, Paula Rego e Nuno Lázaro.

A preparação arranca no dia 8 de Julho, com primeiro jogo agendado para o dia 12 diante de Angola.

- Convocados:
Edilson Silva Semedo (Casa Pia)
Erikson Pina (Santa Clara)
Erineu Landim (AD Travassô)
Geres Matos (Leões Porto Salvo)
Heraldo Costa (Lagoa Benfica)
José Baldé (GS Loures)
Osagayefo Sano (Ismailitas)
Pedro Cabral (Casa Pia)
Rubilson Baldé (AMSAC)
Sirimavo Lopes (Casa Pia)
Teófilo Lopes (FC Oliveira Hospital)
João Nandais (Infantado FC)

Haverão ainda mais dois elementos a juntar-se ao plantel, que deverão ser escolhido no primeiro apronto a realizar no dia 4 de Julho.


....

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CHEGOU A HORA!

Depois do final da época, chegou a hora de fazer uma pequena retrospectiva da mesma!
Como todos sabem, a minha época de 2008/09 começou no Lameirinhas, na Guarda. Quando cheguei tentei ser o mais diplomático possível, percebendo e ouvindo tudo e todos tentando evitar conflitos. Com naturalidade as coisas foram andando e os resultados positivos foram aparecendo fruto de muito trabalho e dedicação. Pena é que, na primeira vez em que falei sobre o que poderia ter sido diferente em relação à programação da época, alguns sentiram-se e começaram a tentar denegrir não só a minha imagem, bem como o meu trabalho e para isso basta pegar nas datas, jogos da taça e campeonato e perceber do que falo. Ficou visível que a frontalidade em certos locais não agrada e dói a quem realmente percebe que chegou alguém para tentar mudar mentalidades. Ao Lameirinhas e aos seus atletas, fica aqui o meu muito obrigado pela forma como me receberam e como me trataram (independentemente das divergências) e acreditem que irei recordar para sempre esse clube com muito carinho e saudade. Como entendem não vou dizer nomes, pois poderia cometer alguma injustiça ao não mencionar alguns, que apesar de com eles ter privado pouco, também foram importantes em muitos momentos. Termino esta parte dizendo que deixei alguns bons amigos na Guarda, ao contrário do que muitos pensam...

Em Janeiro (e ao contrário mais uma vez do que muitos diziam) "lá arranjei clube" e fui treinar o "Grupo Desportivo de Montemor" da 3ª Div. Série D. Em tantos comentários que li mal fui anunciado como treinador, lá ia o GDM descer de divisão... Mas, os comentários esfumaram-se com o decorrer dos dias e a única coisa que ficou foi a frustração de não poderem criticar mais, mais e mais... Foi pena, pois é com a crítica que nos tornamos mais fortes e passamos a saber lidar de uma forma diferente com a mesma, mas talvez tenham percebido isso e não me quiseram ajudar a ser ainda melhor!
No GDM senti que tinha jogadores que queriam algo mais do que os apenas 21 pontos feitos na primeira volta, e como tal, só pensávamos em conquistar os 39 possíveis na segunda volta. As coisas nem começaram mal, mas uma derrota "estranha" e conhecida por todos tirou-nos 3 pontos muito importantes frente ao Lagoa e Benfica. A equipa não baixou os braços e só voltou a perder pontos frente ao Fabril (1º class.), em casa deste, num jogo muito bom em que até 10 minutos do fim se encontrava empatado. Esse jogo deixou marcas e voltamos a perder em casa frente ao Atlético por 1-2 e esse sim nunca o deveríamos ter perdido! Faltavam seis jornadas para o final e já nos tinham "enterrado", mas a equipa reagiu a todas as adversidades e fez um final de campeonato notável. Nas últimas seis jornadas só ganhamos, incluindo ao Louletano(4-1).
Neste momento pensamos se não terá sido inglório tanta luta, tanto trabalho e tanta dedicação, pois podemos ter morrido na praia a 2 pontos da subida… Mas às vezes “acontece mesmo o que o povo diz e a justiça tarda mas não falha” e acreditando na sabedoria popular, aguardamos o que a FPF vai decidir face ao sucedido numa das 3 últimas jornadas deste campeonato, pois se dúvidas houveram noutros casos (mas que dúvidas?!), neste não há e a lei é clara, mas a FPF adora surpreender-nos e por este motivo continuamos na expectativa. Espero que percebem é que estas coisas não acontecem por acaso, pois na mesma divisão mas na série A, numa situação semelhante, já houve uma decisão e a mesma fez descer equipas que não estavam para descer e vice-versa, e como tal só questionamos o porquê de dois pesos e duas medidas...mais uma vez!
Independentemente de vir ou não a passar a incluir no meu curriculum mais uma subida de divisão, nesta vez nos campeonatos nacionais, fica aqui o sentimento de ter cumprido a minha obrigação com a ajuda dos atletas que são homens de grande garra e carácter conseguindo demonstrar que as críticas de que também eles foram alvo eram totalmente infundadas (como resposta as mesmas conquistaram 30 pontos na segunda volta). Aqui fica ao GDM o meu muito obrigado pela oportunidade que me deu de trabalhar com homens de tanto carácter que valorizaram ainda mais o meu trabalho!
Agradeço agora e de uma forma pública a confiança demonstrada pela direcção do clube para eu permanecer, faltavam ainda 6 jornadas para o fim e depois de duas derrotas consecutivas.
Perante isto, sinto que o tempo passou muito depressa, mas sinto também que fui sempre um treinador competente e trabalhador mesmo com as dificuldades que tive que ultrapassar durante a época. Logo, penso que foi bastante positiva a minha prestação durante a mesma. E quero, mais uma vez, agradecer à minha família e aos meus verdadeiros amigos que sempre aturaram com o mesmo carinho e sempre acreditaram nas minhas capacidades.

Para terminar, falo do meu futuro que “não passará pelo” Montemor, mas, neste momento tudo o que se possa dizer será pura especulação, pois realmente existem propostas mas ainda estão a ser estudadas e no momento certo, assim que concretizadas no papel, terei todo o gosto em anunciar.

A todos os que lêem este blog o meu muito obrigado e deixo aqui só uma pequena nota que se prende com a falta em que estou perante todos em falar sobre questões táctico-técnicas, mas o tempo tem sido pouco e como não quero ser daqueles que vão a blogs de treinadores conceituados e copiam e colam sem sequer tirar o "abrasileirado" do texto, enganando-se a si próprios e pensando que sabem muito disto, vos digo que tentarei falar desse assunto com a maior brevidade, mas seguindo a minha linha de pensamento e entendimento do que a Futsal diz respeito!

Bem Haja a todos (e boas férias para quem as vai ter agora…)

sábado, 25 de abril de 2009

REALMENTE HA MUITO PARA DIZER.....

Não seria difícil perceber que eu viria aqui falar sem reservas das situações que têm acontecido nas últimas semanas, as quais irei enumerando à medida que mudar de assunto.
1•Indeferido protesto ao GDM pelo Conselho de Justiça da FPF
Obviamente que não estava à espera desta decisão tomada pelo Conselho de Justiça da FPF, pois era demasiado claro para quem tinha que decidir o que se passou nesse jogo a 14 de Fevereiro frente ao Lagoa e Benfica. As declarações dos intervenientes davam-me alguma certeza que perante um erro desta gravidade e reconhecido por um dos árbitros da partida, o jogo teria mesmo que ser repetido. Mas, vá-se lá saber porquê, ou talvez não, a decisão foi contrária à minha equipa, o GDM. Quando perante declarações como estas, proferidas pelo 2º árbitro, “… a intenção do jogador que marcou o dito pontapé de linha lateral era o de marcar golo do dito pontapé. (…) Tinha uma visão clara do lance, uma vez que não tinha ninguém no meu campo de visão além dos dois atletas que disputavam o lance. Pelo que vi e transmiti logo ao 1º árbitro, porque me dirigi de imediato a este, o golo não seria válido uma vez que a bola não tocou em ninguém, tendo entrado directamente na baliza a partir do referido pontapé de linha lateral. (…) Conclui o depoimento dizendo: se a decisão final fosse minha não teria validado o golo em questão.” a decisão tomada é a dar indeferimento ao protesto ao jogo, deixo aqui a pergunta: Se as imagens não contam, se o depoimento do 2º árbitro não conta, se a indecisão do cronometrista não conta, se o 1º árbitro classifica o acontecido como, e cito as palavras do próprio no depoimento ao Conselho de Justiça:“um lance de difícil analise”, em que se baseia tal decisão? Terá esta sido tomada em benefício de outros que não os próprios intervenientes? Sinceramente como não sei quem poderia beneficiar e como não quero entrar noutras guerras, vou pensar que como a crise assola todos, a FPF poupou uns euros em não fazer deslocar dos Açores a equipa do Lagoa e Benfica para repetir o jogo!!!
Como sempre fiz e vou fazer, apesar de poucos entenderem as minhas palavras como tal, aceito a decisão tomada apesar de não concordar com esta, nem muito menos a achar coerente.
2•Ainda existem pessoas sérias no Futsal
Tenho que fazer aqui a minha vénia ao sr João Pedro Seco Del Vecchio Gomes, 2º árbitro do referido jogo, pois teve a coragem de dizer a verdade, sabendo que poderia sair prejudicado desta situação bem como o seu colega! Não o faço somente pelas palavras que proferiu aquando da sua inquirição, mas sim porque foram as mesmas que me disse no fim do jogo, ao contrário dos seus colegas, Marco Filipe Ferreira Freitas Coelho, 1º árbitro e Luis Filipe Silva Dias, cronometrista, que mentiram deliberadamente, ou perante a minha pessoa ou perante o inquiridor, mas para esses as suas consciências que ditem o resto…
3•Ainda é possível e acreditamos…
Independentemente de tudo, matematicamente ainda é possível a nossa subida de divisão. Claro que não somos parvos nem burros e sabemos fazer contas, pelo que para tal acontecer, teremos que vencer o Louletano na próxima jornada e estes perderem pontos na última jornada (se perderem, nós subimos directo, se empatarem, teremos que os vencer por 3 golos de diferença!), o que será bastante difícil obviamente, mas só desistiremos quando matematicamente já não for possível. Aproveito para agradecer o 2º cartão amarelo mostrado ao nosso jogador Valter e respectivo vermelho quando este tirou a camisola quando se encontrava a fazer alongamentos do lado contrário onde a dupla de arbitragem ia a sair… mais uma infeliz coincidência na véspera de um jogo com tal importância… onde pára o bom senso tão pedido pelos árbitros aos treinadores?!
4•Época acabou para Russo
Infelizmente para o jogar Russo acabou a época mais cedo, pois foi operado de urgência a uma apendicite aguda no inicio desta semana! Aqui fica a minha palavra de força para ele e a promessa que tudo iremos fazer para lhe dar as duas últimas vitórias no campeonato, pois para quem conhece este atleta sabe o que significa esta situação para ele. Aproveito para publicamente lhe agradecer a frontalidade com que sempre me abordou e a forma como aceitou as minhas decisões e respostas. Grande abraço, rapaz!

Espero que entendam as minhas palavras como uma chamada de atenção e não com o intuito de provocar ninguém!

Bem Hajam

terça-feira, 7 de abril de 2009

SAPIÊNCIA DIVERSIFICADA... Porque pensar nunca fez mal a ninguém!

Caros amigos criticos, para que fundamentem as vossas opiniões aqui vai o meu contributo:

1-Um silêncio cauto e prudente é o cofre da sensatez.

2-O mais constante sinal de sabedoria é um constante jubilo.

3-O que faz andar o barco não é a vela enfonada, mas o vento que não se vê.

4-Somos mais pais do nosso futuro, do que filhos do nosso passado.

5-O verdadeiro heroismo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido.

E para finalizar, citando o suprasumo da sabedoria, Einstein," A mais grave das faltas é não ter consciência de falta alguma"

Com os melhores cumprimentos...

...

domingo, 5 de abril de 2009

EM JEITO DE BALANÇO...

Ao fim de alguns dias, volto a escrever apesar de me ter apetecido fazê-lo antes.
Para os mais atentos, os resultados do G.D.Montemor têm sido bastante positivos e podemos mesmo dizer que neste momento já fizemos tantos pontos quantos os que foram feitos em toda a primeira volta! Esta questão poderia ser pouco importante se neste momento já não tivessemos objectivo algum no campeonato, mas a realidade é diferente e continuamos na luta pela subida, apesar de não negar que é bastante dificil. Realmente só é pena que o pavilhão continue praticamente vazio, apesar de hoje ter estado realmente mais composto, os atletas mereciam muito mais de todos em Montemor, pois estão a demostrar que são Homens de fibra e de carácter, e continuam a defender as cores do clube da mesma forma, independentemente de tudo o resto! Apelo por isso a todos que pelo menos no último jogo em casa (aparentemente, claro!), frente ao Louletano, no dia 2 de Maio, as pessoas de Montemor compareçam em massa e apoiem a equipa e que no final lhes façam a tão merecida vénia de "muito obrigado"!
Não poderia deixar passar a oportunidade de relembrar,somente aos mais esquecidos, que ainda aguardamos a decisão do Conselho de Justiça da FPF, referente ao protesto ao jogo com o Lagoa e Benfica. Isto para dizer que ao contrário do que já disseram, o processo ainda não está decidido (apesar de achar realmente que tem que o ser com a máxima urgência), visto só ainda agora a nossa parte (G.D.Montemor) vai ser ouvida.
Claro que aguardamos todos com ansiedade a decisão do mesmo, pois pode implicar muita coisa neste campeonato!
Para finalizar, (e sabendo que muitos ficaram "incomodados" com o convite que traduz a valorização do meu trabalho), agradeço o convite feito pela direcção do G.D.Montemor para continuar à frente do clube e também os elogios feitos à minha pessoa, mas muito mais ao meu trabalho e competência como treinador!

A todos os amantes do Futsal um bem haja!

...

domingo, 22 de março de 2009

A FÉNIX RENASCIDA!

O GDM depois da última derrota em casa frente ao Atlético e quando tudo parecia já perdido nas aspirações da subida, este jogo de ontem faz renascer (e de que maneira) as esperanças de todos, até porque os Sonâmbulos perderam e o GDM está agora a apenas dois pontos do o alcançar.
Num encontro em que o GDM fez, na nossa opinião, o melhor jogo colectivo da segunda volta, mostrando entrega, determinação, entreajuda, companheirismo e muita garra, foram naturais as oportunidades claríssimas desperdiçadas nos primeiros minutos de jogo por parte do GDM.
Contra a corrente do jogo, o Operário, num livre à entrada da área e com alguns ressaltos à mistura faz o 1-0. O GDM manteve aquilo a que podemos chamar de confiança e por intermédio de Russo, decorria o minuto 17 de jogo, numa recarga a um livre de 10 metros marcado por Miguelito, faz o 1-1, com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, Itália, logo no início, num chapéu ao guarda-redes adversário podia ter feito golo, mas este saiu um tudo-nada por alto. Foi o mote para uma segunda parte confiante do GDM.
Os minutos foram passando e as oportunidades apareciam com naturalidade e foi quando Jorge repôs justiça no resultado e a faltar 12 minutos para o final coloca o GDM a vencer por 1-2.
O atlético colocou o 5º homem, mas os atletas do GDM estavam muito calmos e serenos. Apesar disso, a faltar cerca de 8 minutos para jogar, Fonseca faz um auto-golo e da o empate ao Operário. Depois disso, Jorge, Miguelito e Itália tiveram oportunidades para desfazer o empate mas o golo teimava em não aparecer, até que, Jorge, a menos de 4 minutos do final faz de novo golo (2-3) e coloca toda a justiça no resultado. O Operário coloca de novo o 5º homem, mas foi o GDM que poderia ter aumentado por Paulo, mas parecia que o sofrimento seria de novo até ao fim. E foi… porque a menos de um segundo do final do jogo, foi reclamado penalti contra o GDM, quando num remate de um atleta do Operário a bola bate na barriga de Jorge e parece roçar no braço deste, mas a dupla de arbitragem na duvida deixou seguir e diga-se que seria uma tremenda injustiça para o GDM outro resultado que não a vitória.
Aproveitamos apenas para deixa a indicação a todos os comentadores de futsal da divisão em que o GDM se encontra, que tal como temos vindo a dizer, tudo pode e vai mudar pois ainda há 15 pontos na disputa.
Esta semana foram dadas como certas outras 4 equipas para ocupar o lugar que sobra de acesso à subida e o GDM não estava entre os “contemplados”(www.futsalgloball.com). Pois bem caros senhores, recomenda-se calma e bom senso pois para o GDM é matematicamente possível e, enquanto assim for, temos sempre que o incluir (ao GDM e a todas as equipas a quem seja matematicamente possível alcançar este feito).
A todos e pela voz dos atletas o que podemos aqui garantir é que vão lutar até ser impossível não subir de divisão!

domingo, 1 de março de 2009

WORKSHOP DE FUTSAL

Gostava de informar todos os que realmente se interessam por futsal que se vai realizar no porto muito em breve um Workshop sobre Futsal em que serão abordados temas como:
- Operacionalização da Organização do jogo de Equipa em Futsal:
* Direcção, Gestão e Orientação de uma Equipa;
* Orientações Estratégicas para o treino semanal;
* Modelo de jogo e concepção de jogo;
- O treino especifico de guarda-redes
- Transições Defesa-Ataque e Ataque-Defesa / Concepção e Treino
- Captação e Formação de Talentos em Futsal
- Organização Defensiva / Concepção e treino
- Ser Treinador

Estes serão alguns dos temas a abordar, mas depois da confirmação dos palestrantes e da data definitiva daremos também a conhecer o local, e toda a informação necessária para as inscrições dos interesssados.
Estejam atentos, pois além de ser divulgada aqui irá também ser nos sites de Futsal, no site da ANTF e em principio no site da AFPorto.

...

PROIBIDO FALHAR!

Deve-se este meu post à vontade que tenho em demonstar o desagrado pela forma como fui criticado nos últimos tempos. E ressalvo: a FORMA como fui criticado! Sim, fui-me deparando naturalmente com críticas tecidas ao meu trabalho, até aqui tudo bem, o que não admito é que essas críticas se baseiem em factos falsos, e se tornem calunias injuriosas. Que não gostem de mim, da pessoa Nuno Lázaro, do homem, do treinador, todos têm esse direito; agora uma outra coisa (muito diferente) é esconderem-se atrás de pseudo nomes para vincar opiniões pessoais. A esses só tenho a lamentar que não o tenham feito nos lugares devidos e também que não tenham tido a dignidade (no mínimo...dignidaade) de o fazerem olhando-me nos olhos ou, pelo menos, identificando-se convenientemente.
Mas a todos esses eu só respondo de uma forma: com trabalho!
Agora vamos ao que realmente interessa:

Desde que cheguei ao GDM conquistamos em 5 jogos, 4 vitórias e 1 derrota. Traduzindo isto em pontos, estamos neste momento a 4 pontos da zona de subida (lembro que o Louletano jogou hoje e venceu). Somos detentores da maior goleada da época (8-2) e conquistamos o maior numero de pontos em menos jogos (para os mais distraídos em 5 jogos, conquistamos 12 pontos!,recuperando assim 5 pontos na luta pela subida...

Na próxima semana, vamos ao primeiro classificado e é impreterível vencer para não deixar fujir os lugares cimeiros e quem sabe até mesmo recuperar pontos. A minha equipa está motivada e os atletas sabem que têm que ser sérios na abordagem do jogo do próximo fim de semana, tal como têm sido até aqui nos jogos e nos treinos.
Todos passamos por dificuldades e o GDM não é excepção, mas estamos unidos para conseguir colmatar essas dificuldades.

Aproveito ainda para deixar uma mensagem a todos os adeptos, simpatizantes e "críticos": têm vindo a público algumas críticas relativamente a alguns dos meus atletas, por isso mesmo, peço para que os venham ver jogar, quanto mais não seja, em casa. Aí sim, dessa forma as críticas poderão ser construtivas e quem sabe, vendo ao vivo e in loco, mudam de opinião e se juntam aos (infelizmente) poucos presentes que aplaudem a atitude e seriedade que têm demonstrado ao defender o nome da vossa terra, de Montemor-o-Novo!

Aconteça o que acontecer, os atletas do GDM merecem os meus mais rasgados elogios e aproveito para lhes dar força e como sabem muito bem, estou com eles em todas as situações, sejam elas díficeis ou não.


...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O TRABALHO CONTINUA!

Como todos sabem, estou prestes a terminar o meu primeiro mês de trabalho à frente do GDMontemor que culminará no próximo sábado no jogo frente ao Piedense.
Fiquei muito contente com a forma como fui recebido pricipalmente pelos atletas e por todos em Montemor. Neste mês deu para perceber que a vontade de todos é alcançar o objectivo a que se propuseram no ínicio da época que será a subida de divisão. Obviamente que a tarefa está agora um pouco mais complicada com a derrota no último sábado, mas temos que pensar que os adversários também vão falhar. Sinceramente depois de tantas criticas que li e ouvi a cerca dos atletas, tenho que vir enaltecer a forma como se empenham nos treinos para aprender mais e aperfeiçoar e também a atitude que demonstraram em todos os jogos fosse qual fosse o resultado. Por isso aproveito também para lhes dar força e dizer-lhes sómente para tentarem perceber o que fizemos de errado para podermos melhorar e vencer já o próximo jogo porque nada está perdido.
Tem sido sem dúvida uma mais valia trabalhar com estes atletas!
Resumindo, depois de duas vitórias e uma derrota, não podemos dizer que tudo está a correr bem, mas temos que levantar a cabeça e tentar não voltar a falhar!

O sucesso é construido semana após semana.

sábado, 24 de janeiro de 2009

NOVO DESAFIO

Depois de 19 dias sem fazer o que mais gosto na vida(treinar), como sabem, já estou de novo no activo e o meu novo clube chama-se G.D.MONTEMOR! Para muitos desci de divisão, visto militarem na 3ª Divisão, série D, mas realmente a mentalidade de todos é a de subir à 2ª divisão o mais rápido possível e se fosse possivel ainda ser este ano era optimo. Todos sabem que a tarefa não está fácil, nem muito menos ninguém me "apontou nenhuma pistola à cabeça a exigir nada"...
Obviamente que adoro desafios e este é mais um na minha vida de treinador e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance em termos de trabalho e dedicação ao clube para tentar cumprir esse objectivo concreto.
Aproveito para agradecer a forma como fui recebido em Montemor pelo Presidente, restante direcção, colaboradores e principalmente pelos atletas!

Durante estes dias fui desrespeitado e ultrajado com insultos e mentiras, mas prefiro inaltecer todos aqueles que independentemente de tudo continuam a demonstrar todo o carinho, amizade, apoio e incentivo. A todos vocês, que sabem quem são, meus AMIGOS, o meu muito obrigado pela vossa constante presença.

"Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer com que as dificuldades e os obstáculos desapareçam"

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O MELHOR DO SILÊNCIO

Estou aqui, passado alguns dias, para vos dizer que o melhor que fiz perante tais comentários foi estar ausente durante este tempo que achei realmente o suficiente. Obviamente que não irei fazer quaisquer comentários sobre o que aconteceu, nem muito menos aceitar algum que seja feito!
Senti-me claro, com tanta barbaridade que foi dita, mas aprendi muito com tudo isso e estou muito mais forte e muito mais protegido para o meu futuro. Não terei que provar nada a ninguém do passado, e o que o futuro nos vai trazendo semana após semana vai-se encarregando de demonstrar o "mau" tempo que perderam alguns a escrever sobre o que não deviam...

Será com a naturalidade evidente com as capacidades que muitos (os que realmente importam) me reconhecem que muito em breve voltarei a treinar e de certeza que terei objectivos bem definidos. É bom perceber que podemos fazer todos os dias aquilo que além de gostar, tentamos melhorar e ensinar outros que têm como ambição saber mais sobre o que realmente importa em futsal. Claro que para os leigos, os cursos que a FPF obriga a sermos detentores, pouco importam, mas isso também pode ser por aquilo que infelizmente se vê em algumas associações, apesar que o importante mesmo é tirá-los e realmente por quem percebe da matéria e tenha realmente habilitações para tal e em todas as disciplinas que têm que nos ensinar.

Como repararam fiquei de falar mais sobre capacidades motoras no futsal (parte de "caracteristicas do futsal") e fica aqui a promessa que ainda esta semana estara aqui um novo post sobre essa matéria.
Até breve!

sábado, 3 de janeiro de 2009

DESPI A CAMISOLA...

Como já é do conhecimento público, deixei de ser no passado dia 30 de Dezembro de 2008 o treinador do GDR Lameirinhas. Acredito que para muitos terá sido uma surpresa, pois sabem como trabalho e como me empenho no que faço, mas a vida é mesmo assim! Tudo realmente se precipitou depois da "vergonha" do jogo da Taça, pois foi um jogo sem atitude. Não vou entrar em pormenores nem alongar-me. Desejo a todos que pertencem ao Lameirinhas muitas felecidades e aos jogadores os meus votos sinceros de muita sorte e tudo de bom.
Não sou nem serei hipócrita ao ponto de dizer que vou ficar com a camisola do clube vestida porque não vou (Apesar de sinceramente não desejar mal nenhum), a partir desse dia "despi a camisola", sim! Nunca fui pessoa de dizer o que não penso ou sinto só para agradar, mas sim sempre com a maior frontalidade. Deixo também aqui um aviso, para que não pensem que sou burro, que é o seguinte: eu sei perfeitamente de onde veio isto e porque teve isto de acontecer....
Finalizo citando um atleta que disse: "o seu maior problema é que você veio para Roma mas não quiz ser Romano!" e a ele eu só respondi que nunca iria deixar de ser quem sou nem deixar de pensar como penso... Não engulo sapos!
Não posso deixar de agradecer a todos os que confiaram em mim, pois como é obvio, ter representado o GDRL foi muito bom para a minha carreira!

Claro que esta vida é feita de ciclos e novas portas vão abrir-se e muito em breve estarei a treinar outro clube com a mesma vontade, empenho , dedicação, metodologia e acima de tudo competência!!!
Agradeço à minha família que tem sido fantástica, pois tem aturado sempre as minhas "azias" com a maior calma e só me sabem dizer: "sim; força"; e para quem tem uma família assim só pode ter sucesso!
O meu muito obrigado também a todos aqueles que realmente estão do meu lado e me têm enviado mail`s e mensagens a dar-me força!
Ao Batista, só posso mesmo dizer que tem sido mais que um amigo, tem sido um verdadeiro companheiro e conselheiro neste mundo díficil para quem quer realmente fazer coisas bonitas. Ele é a dor de cotovelo de muitos que o criticam (e que parece que agora alguns se aproveitam de mim para o fazer, mas não imaginam como isso me faz sentir feliz...), mas que nas costas o admiram e realmente so têm que o admirar. Para mim ele será sempre o melhor e será sempre com base no seu conhecimento que me foi e vai dando que irei fazer a minha carreira e um dia poderei dizer: consegui ser respeitado e admirado como ele. Abraço, prof.

Para todos um até... breve, ou muito breve!!!