quinta-feira, 23 de julho de 2009

DIGNIFICAR UM PAÍS!

São de há muitos anos a minha ligação à Guiné-Bissau e não têm nada a ver com desporto nem com futsal, mas sim com a minha actividade profissional como professor e como gestor educativo. Há pelo menos 4 anos que o Presidente da Federação de Futebol daquele país me tinha feito o desafio de dar uma ajuda para constituir uma Selecção Nacional de Futsal e colocar o País no Ranking Mundial de Futsal. Por uma ou outra razões não tinha acontecido ainda e só veio a acontecer nestes 2ºs Jogos da Lusofonia disputados em Portugal (Lisboa) até há uns dias atrás. A este desafio desportivo ligou-me também uma dívida de gratidão pela forma fantástica como sempre fui tratado no País e onde tenho amigos. Como disse o Alberto Dias, Chefe de Missão da Guiné-Bissau nestes Jogos, " a Guiné também tem coisas boas..." E tem de facto, sempre afirmei, na Guiné-Bissau o problema não é o seu povo... Desse só verifiquei sempre gente boa, afável no trato com os estrangeiros e em particular com os portugueses (ao contrário de outros países africanos onde estive) e recordo-me das grandes discussões em casa do Pepito sobre Sporting, Benfica, Porto.......... futebol, futebol... e às vezes outras modalidades. Em 15 dias eu, a Paula Rego (obrigado pela paciência que tens comigo nestas aventuras) e o Nuno Lázaro constituímos uma Selecção nacional de Futsal que trabalhando duas vezes por dia conseguiu apresentar-se com dignidade e chegar ao último jogo com a possibilidade de conquistar a primeira medalha de bronze para o País. Com mérito de Angola, a quem me liga uma profunda amizade com alguns dos seus jogadores, acho que não me deixaram discutir a medalha quando no dia anterior me expulsaram o capitão de equipa, o Matê no último segundo(já agora dizer ao meu amigo Pedro Catita, comentador da RTP que este jogador de facto que se chama Osagayefo é o Matê, vice-campeão de Portugal no Belenenses e não um ilustre desconhecido do Ismailitas e que de facto era ele a grande baixa do jogo pela medalha de bronze), jogador com provas dadas no futsal português e depois com o jogo em 2-1 para Angola me expulsaram o Rubilson no 1º minuto da 2ª parte. Demais para uma equipa que ainda está nos primeiros passos. Mas ninguém ficará indiferente ao jogo com Portugal transmitido pela RTP 1 e onde a Guiné-Bissau deu uma demonstração de colectivo que dignificou um País e este projecto de algumas pessoas. No balneário, o Sr. Ministro do Desporto da Guiné-Bissau, Dr. Baciro Djá colocou o desafio da continuidade de trabalho desta Selecção Nacional e prometeu as condições e apoios necessários para levar esta equipa até ao Campeoanto de África de Futsal a disputar no Burkina Faso no próximo ano. Porque não? Para este grupo de jogadores duas palavras apenas. FANTÁSTICOS! OBRIGADO! Durante uma semana fomos o orgulho de um povo que sempre nos apoiou no Pavilhão Atlântico !
Foi com orgulho que estivémos em campo !




posted by Francisco Batista
8:47 PM Sexta-feira, Janeiro 02, 2009

...

Sem comentários: