terça-feira, 30 de dezembro de 2008

QUE PENA...

Que pena... Foi realmente o que aconteceu no passado domingo no pavilhão S. Miguel no jogo da Taça de Portugal de Futsal. É com alguma mágoa que vos digo que foi o meu pior dia desde que cheguei à Guarda, pois tive vergonha da forma como perdemos o jogo e pior, como o jogamos! Este comentário, não serve de forma alguma para criticar os jogadores, nem eu, nem o admito a ninguém que o faça, pois todos temos dias menos bons e infelizmente para nós esse foi um deles e como tal se os "adeptos" querem tratar mal alguém como ouvi no jogo que o façam a mim!!!
A vida não terminou no domingo e o clube ainda tem 15 jogos para fazer no campeonato e muita coisa pode mudar e vai mudar, acreditem.

Claro que não podemos esquecer a equipa adversária, Onze Unidos, que apesar de estar de forma motivada para este jogo, tudo fez para seguir em frente na Taça! Aqui ficam os parabéns sinceros ao clube, a equipa e à equipa técnica comandada pelo Rui que tudo fez para vencer o jogo, pois se baixou e recuou isso pouco importa porque nas transições criaram-nos muitos problemas que não soubemos parar.

Seria agora ingrato da minha parte não dar os parabéns a quem tanto eu e muitos criticamos. Foi sem dúvida a equipa de arbitragem, que apesar de erros de circunstância fez quanto a mim o melhor trabalho que esta época vi, e acreditemm que além dos meus tenho visto muitos. Outra coisa a salientar foi a forma como foram "falando" com os técnicos. Parabéns!

Uma última nota para o Miguel Machado -jornalista- que fez questão de fazer deste jogo e do último em casa notícia e como sabem já critiquei por isso e como tal, neste momento tenho que "tirar o chapéu" a este rapaz cheio de vontade! Só uma pequena nota, visto nem eu perceber muito bem o que está escrito na notícia da futsal.com e só lhe peço para ter cuidado com isso!

Espero que apesar desta vicicitude ocorrida, todos se unam em prol da equipa e apareçam...para ajudar!!!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PEQUENA NOTA !

Depois de muito pensar e apesar de ter prometido a mim mesmo que ia falar sobre o que nos aconteceu mais uma vez a semana passada no Algarve no jogo com o Fontaínhas, e depois de ouvir também quem tem muito mais experiência que eu neste mundo do Futsal e não só, decidi mesmo só dar aqui uma pequena nota!
Sinceramente, a única coisa que pretendemos é um tratamento igual por parte de quem nos arbitra todas as semanas, até porque percebemos que todos temos o direito de errar, mas todas as semanas e sempre contra os mesmos revolta até os mais calmos como certos directores do nosso clube! Fica aqui apenas a nota para que não pensem que me estou a lamuriar até porque não sou pessoa de o fazer, mas pensem e constatem... desde o ínicio da época a 27 de Setembro que não consegui NUNCA ter todos os jogadores à disposição e para não fugir à regra, vem aí mais um... Pensem!!!
Aproveito para pedir o apoio da massa associativa do Lameirinhas para Domingo às 16 horas nos virem apoiar no jogo que pode fazer história no clube que será a passagem aos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Futsal.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

VALE A PENA JOGAR PARA O ESPECTÀCULO ?!

Para quem está atento a este desporto que é o futsal, rapidamente se dá conta que jogos em que existam mais de 4 a 5 golos fará desse jogo anormal!!! Eu digo isto porque para quem assiste a esses jogos adora o espectaculo dos golos, mas para nós treinadores não é muito agradavél como devem compreender... Esta afirmação vem no seguimento dos nossos jogos(Lameirinhas)em que em dez jornadas decorridas no campeonato e mais duas da taça, o minimo de golos marcados nesses jogos foram 4 e depois sempre a aumentar até 20(!!!) num só jogo!!!(marcados 58 e sofridos 51) Por isso pergunto se vale mesmo a pena jogar para o espectáculo?! Pergunto isto porque neste momento devemos ser a única equipa que, pelo menos na série B da 2ª Div. Nacional, assume o jogo apresentando-se a pressionar entre a linha 1 e 2, correndo obviamente os riscos inerentes a tal atitude. Claro que, com a primeira linha defensiva tão pressionante, corremos o risco de ser surpreendidos nas costas e sofrer também mais golos o que infelizmente tem acontecido, mas que semana após semana tentaremos melhorar. Será que devemos mudar de atitude e imitar outros que se fecham no buraco de tal maneira que se lhes der-mos espaço nem sabem bem como ocupá-lo?(Claro que nem todos o fazem, mas uma boa parte sim.) Obviamente que não, pois temos a nossa identidade bem defenida e é por isso que sentimos tanto respeito e admiração por adversários que tanto se regozijam perante uma vitória ou até um empate perante a nossa equipa! Isto é muito bonito mas não soma pontos e esses sim, podem ser decisivos para uma manutenção ou até subida. Não estou aqui a menosprezar ninguém porque todos os outros trabalham com toda a certeza com a mesma vontade e empenho que nós, até pelo contrário posso pensar que inteligentes são esses que fazem das transições rápidas as suas armas para atingirem objectivos a que se prepuseram.Cada um luta com as armas que tem e pode e é por isso que sinto a cada semana que passa que o nosso trabalho é admirado por muitos e que o futsal fica dignificado com o nosso futsal jogado em ataque continuado e com trocas constantes entre as linhas defensivas adversárias. Sinceramnete não estou a ser hipócrita e gostaria mesmo de ter opiniões de colegas, adversários ou não, árbitros (porque não?), ou simples amantes da modalidade, isto porque, todos podemos e queremos fazer do futsal cada vez mais um desporto amado por muitos.
Sejam sinceros e não tenham problema em assinar o verdadeiro nome, pois por vezes esquece-mo-nos que só perante opiniões várias e por vezes até sem serem muito do nosso agrado poderemos melhorar e tomar atitudes por vezes mais sensatas.
A todos o meu muito obrigado e saudações desportivas!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BOAS FESTAS

Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano de 2009 cheio de saúde e sucesso nas vossas vidas!
Começo obviamente por estender este desejo aos meus familiares mais próximos que têm sido um pilar para o meu sucesso pessoal e desportivo.
A todos os atletas e directores que trabalharam comigo desde a minha curta carreira de treinador. Aos actuais, presidente, directores, adjuntos, massagista e roupeiro do G.D.R.Lameirinhas que têm estado do meu lado em todas as minhas decisões sem sequer as questionar e claro, aos jogadores e amigos que hoje partilhamos cada dia das nossas vidas juntos e às suas familias.
A todos os que tiraram os cursos comigo na A.F. Coimbra e a todos os formadores, não esquecendo o Dr.Rui(secretario do curso)
Aos formadores e agora amigos, João, Paula, Miro e aquele a quem me é difícil definir, o Batista, sim, o Dr Francisco Batista!!!
A todos os meus verdadeiroa amigos, pois eles sabem quem são e não vou correr o risco de nomear ninguém para não ferir susceptibilidades.
A todos os clubes adversários, (na quadra, pois não posso esquecer o mail que recebi do Rui, treinador dos Onze Unidos, que teve uma atitude que só dignifica o desporto e o futsal em particular, a congratular-se por medirmos forças novamente mas sem ressentimentos), e todos os seus responsáveis.
Aproveito também para deixar uma palavra a todos os críticos, pois cada um é dono de ter a sua própria forma de ver e pensar os assuntos.

Feliz Natal e um Póspero Ano de 2009

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DEFINIÇÃO FUNCIONAL DO FUTSAL

Futsal é um desporto que se desenvolve em duas partes de vinte minutos de jogo real em cada uma delas (com um descanso de dez minutos) em que os jogadores realizam uma actividade motora complexa e adaptada em que se alternam de forma aleatória fases de intensidade e volume variáveis e de duração relativamente curta.

Componentes funcionais do futsal

a) Acções relevantes de alta intensidade e curta duração que incluem todas as acções que tem repercussões no resultado, tais como deslocamentos defensivos, cabeceamentos, remates, fintas, lançamentos, defesas do guarda-redes...
b) Condutas de suporte ou conexão entre as acções relevantes, de duração variável e intensidade média/baixa: todos os momentos de repouso ou actividade ligeira produzida nos jogos;

No futsal como na maioria dos desportos de equipa que utiliza como objectivo de relacção uma bola, o nível técnico de execução das habilidades é determinante, sendo, no entanto, de realçar a importância que cada uma das capacidades motoras desempenham.

O próximo tema será "caracteristicas do futsal", não esquecendo claro que todos estes aspectos se incluem nas capacidades motoras em futsal.

A FESTA DA TAÇA CONTINUA

Realizou-se mais uma eliminatória da Taça de Portugal no passado sábado e a nossa equipa deslocou-se a Carrazeda de Ansiães para defrontar a equipa local.


A equipa das Lameirinhas fez um trabalho positivo e resolveu o jogo a seu favor logo no primeiro tempo onde já vencia por 1-4.
Aqui ficam os parabéns para os nossos magníficos que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e já estão na III eliminatória da Taça de Portugal de Futsal. Na próxima quinta-feira às 16horas será o sorteio e esperemos para ver quem será o próximo adversário, pois todos querem fazer história e passar pela primeira vez na história do clube esta eliminatória!


Aproveito para agradecer as felicitações que a equipa recebeu nesse dia após o jogo!


Saudações desportivas.





Estejam atentos, pois este blog vai passar a contar com informações sobre tudo o que é preciso saber para se ser melhor treinador e melhor jogador em futsal.
Vamos começar por quatro pontos importante como:
- 1. Definição Funcional do Futsal
- 2. Caracteristicas do Futsal
- 3. O Treino
- 4. Capacidades Motoras
a) Resistência
b) Velocidade
c) Força
d) Flexibilidade

sábado, 29 de novembro de 2008

O "ESQUECIMENTO" DA NOTÍCIA

Mais uma vez vejo-me obrigado a falar daqueles que podem dar imagem ao futsal na cidade da Guarda e no interior e nada fazem para que as coisas mudem...

Obviamente que estou a falar dos jornalistas, principalmente desportivos, que mais uma vez esta semana não deram sequer uma única noticia sobre a equipa mais representativa na cidade da Guarda. Parece realmente que custa a muitos que a realidade seja mesmo esta: as Lameirinhas são a equipa mais representativa da Guarda em termos desportivos e ponto final.



Meus senhores, como já puderam constatar, não sou de meias palavras e nada me fará mudar, principalmente quando defendo "causas" em que acredito. Aquela desculpa ridicula, tal como: "vocês jogam muito longe e é impossivel fazer reportagem" não tem qualquer tipo de fiabilidade... da mesma forma que se deslocam para ver e comentar eventos de automóvel (amadores), também se podem deslocar para ver JOGAR EM CASA a equipa que, e mais uma vez lembro, MAIS LONGE LEVA O NOME DA VOSSA CIDADE!



Para espanto de todos, nos jornais representativos da cidade, e nas rádios da mesma, as noticias sobre esse jogo de sábado passado foram "ZERO!!!!!!!!" e a equipa jogou em casa...



Como devem compreender, a partir de hoje recuso-me terminantemente a dar entrevistas sem que as mesmas tenham transmissão directa. E porquê? Estou cansado de responder a perguntas que me são feitas em gravação e depois são transmitidas como sendo respostas a outras perguntas! e isto acontece FREQUENTEMENTE e sabe-se lá para agradar quem. Como o interveniente sou eu, acabaram-se as achegas que não dei, os comentários que não fiz, mas que surgiram como tendo sido proferidas naquele contexto...

Quanto à imprensa escritas, aos jornais, a esses nem mais uma entrevista!!!

Vamos ver então se alguém se remete apenas á divulgação dos factos e das notícias e exerce o dever do que é ser jornalista -levar as verdades, acontecimentos e factos ao público - em directo e sem censura!!



Obviamente que isto pode mudar se estes senhores que podem/devem dar noticias pedirem publicamente desculpas as Lameirinhas pela forma vergonhosa como nos têm tratado!



Fui sempre uma pessoa (e acredito que todos do clube também), que se colocou a disposição dos jornalistas (que o digam os "verdadeiros" jornalistas desportivos) para os informar quer das incidencias dos jogos quer tudo mais que achassem pertinente saber. Realmente é triste constatar que tal atitude por parte dos profissionais de informação, só mudou após empate em casa à 5ª jornada.

Se acharem que vale a pena, pensem nisto e mudem de atitude porque deixo aqui a certeza que muito em breve vão querer falar connosco....

Até....

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TODO AQUELE QUE NADA CONTRA A MARÉ É O REAL CONHECEDOR DA SUA FORÇA

É como devem compreender, para mim, um pouco constrangedor falar das dificuldades que a minha equipa (Lameirinhas) atravessa neste momento, mas que me desculpem todos os que se melindrarem com issso, pois eu não fiz este blog para agradar a ninguém, mas sim para ser um meio de me fazer ouvir e para que eu próprio me ouça!

Neste momento sinto-me frustrado com a posição que ocupamos na tabela, pois sei que temos elementos e futsal suficiente para estar mais perto dos primeiros lugares. Claro que nunca será possivel fazer muito mais que isto quando temos disponiveis para o próximo jogo da taça seis elementos de campo!!! Se as atitudes e as vontades de quem manda assim continuarem, tudo é bem mais complicado....
Obviamente que ninguém tem culpa das lesões, nem dos castigos, mas atletas que foram contratados no ínicio da época sem o meu aval e que neste momento não dão absolutamente nenhum contributo à equipa (como infelizmente eu previa), alguém já deve ter alguma culpa nisto!
Como querem que uma equipa trabalhe durante a semana sem ter sequer em dois treinos seguidos 10 elementos? Como querem que uma equipa vença jogos quando tenho que sentar no banco juniores que nem o nome deles sei, mas que podem ser úteis se tiver duas adversidades num jogo... Como querem que eu reaja perante situações como esta? Estou revoltado, sim!!!

Obviamente que facilmente se dá conta que a época foi mal organizada e que se cometeram erros, mas quem os cometeu está muito a tempo de dar a volta e corrigir muita coisa, mas para isso é preciso mudar mentalidades e ideias fixas que não são mais do que mesquenhices e tentativas de tapar os olhos a quem precisa de elementos para trabalhar. Acabem lá com os compadrios e contratem realmente jogadores para dar ao plantel a estabilidade e o equilibrio necessário! As desculpas já começam realmente a ser demasiado repetitivas para alguém as engolir e sinceramente esta história de não haver jogadores para contratar já não tem credibilidade! Neste momento estamos a pouco tempo de perder mais um possivel atleta (pivot) que eu pedi à direcção e que parecem estar "dificeis as negociações"! Será esta a altura de ainda acharmos que estamos bem e não precisamos de ninguém?! Meus senhores, acordem para este mundo do futsal e pensem naqueles como eu e os atletas que querem ganhar jogos e que tanto se esforçam diariamente a trabalhar para que isso aconteça!

Entendo as dificuldades com que todos os clubes se deparam, entendo que possam condicionar o trabalho de todos e de cada um, o que não entendo é a falta de vontade, o desacreditar, a falta de empenho para que as situações se resolvam. E que isso sim, que isso condicione e, mesmo mais longe, que isso afecte, prejudique e delimite o trabalho daqueles que com o seu suor , todos os dias, trabalham para que que a cada jornada se possa gritar golo, para levar o nome do clube um bocadinho mais longe. Será assim tão difícil entender? Não, não é. Para quem acompanha o trabalho de todo o plantel, isto é claro.

SÓ DEUS FEZ O MUNDO SOZINHO!

PERDEMOS UMA BATALHA MAS A GUERRA CONTINUA

Mais um fim de semana de futsal para a nossa equipa e mais uma semana em que se notaram todas as carências por que passamos neste momento. O jogo deste fim de semana foi na Guarda entre (nós) Lameirinhas e Onze Unidos e terminou com a vitória justa do Onze Unidos! Este jogo começou de uma forma um pouco lenta, visto ambas as equipas saberem o que poderia significar uma derrota neste jogo. Estivemos, a meu ver, perante duas das melhores equipas deste campeonato em termos tácticos, visto terem sido várias as alterações dos dois treinadores durante o jogo perante situações que iam acontecendo no desenrolar do mesmo.


O Lameirinhas, como sempre, assumiu o jogo apresentando a sua primeira linha defensiva na linha 2 e bastante pressionante; enquanto o adversário não arriscava subir mais que a sua primeira linha defensiva além da linha 3. Numa situação de transição rápida o Onze Unidos chegou à vantagem com cerca de quatro minutos jogados. Após esse golo, a nossa equipa tremeu um pouco e perdeu algumas bolas com passes falhados e com muita dificuldade em fazer jogo interior (o que facilitava o adversário que defendia individualment). Foi com alguma naturalidade que o Onze Unidos chegou ao 0-2 a onze minutos do intervalo. Depois, chegou o primeiro momento caricato da partida em que a equipa de arbitragem decidiu interferir negativamente naquilo que estava a ser um bom jogo de futsal com oportunidades de golo numa e noutra baliza! Minuto 11, expulsão do jogador "Traitas" (Lameirinhas), o que galvanizou a equipa do Lameirinhas ,que durante dois minutos com menos um homem não sofreu golos, mas teve de novo suas excelências em acção ( fui advertido porque - PASME-SE - em virtude do placard electrónico estar avariado, dirigi-me verbalmente ao meu director que se encontrava na mesa, questionando-o acerca do tempo que faltava para eu poder meter um jogado recuperando a igualdade. O árbitro considerou que eu não tinha esse direito e advertiu-me! Desmerecedor de qualquer comentário....). Inércia e incompetência á parte, mal ficamos em igualdade numérica sofremos o 0-3 a cerca de 8 minutos do final da primeira parte.


Apesar da adversidade, passamos a ser aquilo que realmente trabalhamos e reduzimos para 1-3 e a partir dai pressionamos de uma forma muito mais forte e com mais qualidade. Claro que, como infelizmente estavam três equipas em campo, as faltas para nos compensar com aquele momento brilhante da expulsão do nosso capitão, apareceram rapidamente as 2 faltas que faltavam ao adversário para tapar e ainda beneficiamos de dois livres de 10 metros que foram muito bem executados pelo Carlos, depois de mais duas faltas marcadas pela equipa de arbitragem...





Na segunda parte com menos de 3 minutos jogados passamos para a frente do marcador com um golo do Tiago Torres. Pouco depois, o Onze Unido empatou o jogo (4-4).


Depois disto, e que me perdoem todos, mas vou utilizar uma frase de um atleta no fim deste jogo que disse: " Mister, isto parecia uma corrida de estafetas em que uma equipa tem doze e outra sete... assim quem poderia ganhar? " O jogo a partir deste momento passou a estar definido, visto os meus atletas estarem cansados, quer fisicamente, quer psicologicamente!


Passamos a cometer erros infantis e demos ao adversário a oportunidade de vencer o jogo e estes não desperdiçaram e o resultado começou a ganhar contornos quanto a mim falsos: O Onze Unidos passou para a frente aos 8 minutos da segunda parte, quando estavam em inferioridade numérica.... 4-5 , com 12 minutos fazem o 4-6 e aos 14 minutos o 4-7. Ainda reduzimos para 5-7 aos 15 minutos, mas nos minutos finais o Onze Unidos marcou mais dois golos.





Aqui fica em primeiro lugar uma palavra para os meus HOMENS que se bateram como guerreiros enquanto tiveram força para lutar e que não mereciam quato a mim um resultado tão desnivelado. Fica também aqui uma palavra para todos dos Onze Unidos que demostraram estar empenhados em fazer bons resultados e demonstraram que só com muita vontade, empenho e trabalho se conseguem resultados e aproveito para dizer que por incrivel que pareça trouxeram uma claque que calou (os já muito calados) apoiantes da nossa equipa!





Para a terceira equipa em campo, fica somente a indignação de ambas as equipas (penso eu...) que deram realmente brilho à modalidade.




Como devem compreender, vou ter que falar já de seguida de todas estas adversidades ridiculas que se estão a passar na nossa equipa que neste momento será que tem 6 jogadores de campo para o jogo da taça?!...

domingo, 16 de novembro de 2008

JOGAMOS AQUILO QUE TREINAMOS

Depois de algumas pessoas me terem por várias vezes incentivado a criar o meu próprio blog e eu não estar com muita vontade de o fazer, vi-me "obrigado" a fazê-lo hoje! Estou a tomar esta atitude porque acho que por vezes a nossa opinião e as nossas vivências podem ajudar outros que passam por problemas e dificuldades tal como nós. E assim como eu necessito de ajudas quer de colegas (amigos) de profissão quer de outros profisionais (psicólogos) que cada vez mais são importantes na nossa profissão de treinadores, acredito que possa dar um contributo para todos aqueles que tentam singrar neste mundo pequenino (ainda) que é o do Futsal em Portugal

Para quem não sabe, o clube que treino neste momento é o Lameirinhas que milita na 2ª Div. Nacional Série B de Futsal Sénior.

Começo por vos dizer que até ontem estavam decorridas 7 jornadas e estavamos classificados na 6ª posição a apenas 2 pontos do primeiro lugar e fomos jogar ao penúltimo classificado da tabela. Isto, para dizer que perdemos o jogo por 6-4 e estamos agora a 5 pontos do topo da tabela e que este resultado aparece de forma "estranha" para quem esteve longe do pavilhão do Unidos do Cacém, pois fomos uma equipa pouco séria e que encarou o adversário de forma displicente e para estes o melhor "remédio" é a derrota para se acordar para a realidade do campeonato e das dificuldades!!! É preciso pensar que se queremos continuar com as lamentações com que me deparei quando aqui cheguei, nada do trabalho que desenvolvemos faz sentido. É preciso perceber que os resultados aparecem com trabalho e este trabalho tem que ser sério, pois não se pode empatar com um primeiro com uma atitude séria e no jogo seguinte sermos sómente uma equipa banal que foi só fazer mais um jogo para cumprir calendário!!! Podemos dizer portanto que não são as folgas e as festas que ganham jogos, mas sim o trabalho e muito trabalho!!! Pensem nisto e acreditem que "jogamos aquilo que treinamos". Aproveito agora esta oportunidade para deixar uma palavra as pessoas da Guarda, principalmente aqueles que têm algum poder para pelo menos tentar mudar as coisas. Sei que a partir deste momento seremos tratados pelos jornalistas como apenas "mais uns"... Eu até ficava contente se assim fosse porque "os outros" dos distritais do futebol são noticias todas as semanas quer nas rádios, quer nos jornais... Onde andam aqueles que há 3 jornadas estavam no pavilhão S. Miguel a perguntar se o Lameirinhas ia subir à 1ª Div. e me ligavam a querer entrevistas??? Será que as contas destes são diferentes das nossas e não sabem que ainda estão em disputa só 57 pontos.... Aos outros responsáveis, quer politicos, quer dirigentes, como podem estes pedir o que quer que seja se se colocam completamente a margem do clube? Agora, termino dizendo a todos que se um dia colocarmos as LAMEIRINHAS na primeira divisão nacional será para a cidade e para a região um feito único e histórico, pelo que apelo a todos que acabem com a vontade que o "vizinho" não tenha sucesso e se unam para mostrem ao pais que unidos podemos ser iguais ao que não estão no interior! Vamos acabar com as lamentações e vamos unir forças e juntos conquistar coisas bonitas para a cidade e para a região com muito trabalho! Abandonemos de uma vez por todas este complexo de inferrioridade que timidamente se respira nos lamúrios das gentes do interior! Fica também aqui uma palavra para a equipa dos "Beirões" que milita na 3ª Div Nacional com o desejo sincero que tudo corra como desejam e consigam alcançar os objectivos! Saudações desportivas e bom trabalho!