segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DEFINIÇÃO FUNCIONAL DO FUTSAL

Futsal é um desporto que se desenvolve em duas partes de vinte minutos de jogo real em cada uma delas (com um descanso de dez minutos) em que os jogadores realizam uma actividade motora complexa e adaptada em que se alternam de forma aleatória fases de intensidade e volume variáveis e de duração relativamente curta.

Componentes funcionais do futsal

a) Acções relevantes de alta intensidade e curta duração que incluem todas as acções que tem repercussões no resultado, tais como deslocamentos defensivos, cabeceamentos, remates, fintas, lançamentos, defesas do guarda-redes...
b) Condutas de suporte ou conexão entre as acções relevantes, de duração variável e intensidade média/baixa: todos os momentos de repouso ou actividade ligeira produzida nos jogos;

No futsal como na maioria dos desportos de equipa que utiliza como objectivo de relacção uma bola, o nível técnico de execução das habilidades é determinante, sendo, no entanto, de realçar a importância que cada uma das capacidades motoras desempenham.

O próximo tema será "caracteristicas do futsal", não esquecendo claro que todos estes aspectos se incluem nas capacidades motoras em futsal.

6 comentários:

Joao Pedro Alves disse...

Parabens pelo Blog, Nuno
Foi com satisfação que tive conhecimento hoje deste teu blog.
Desejo-te as maiores felicidades para o resto do campeonato, numa serie bastante complicada, mas claro, quanto mais dificil, mais motivante se torna a tarefa. Se precisares de alguma coisa de Leiria, a malta que tirou o curso de II nivel contigo, tá disponivel. Abraço

paulo disse...

boas: estranho o seu silêncio!
será que alguem o mandou calar????
cumps

Nuno Lázaro disse...

Paulo,
só falo quando realmente existe algo de relevante. Quem fala por falar é porque não tem o que dizer.
Desculpe-me a frontalidade, mas parece-me que você é aquilo tipo de pessoas que apenas gosta de criticar. Aproveite essa energia e continue a criticar, mas aponte também possiveis soluções. Isso sim, admiro. Estou aberto e inclusivé aceito cristicas construtivas. Afinal estamos cá todos pelo mesmo, não?!
Cumps

Nuno Lázaro disse...

João Pedro,
obrigado pelo teu comentário, pois significa que existem outros valores entre as pessoas e que realmente eramos um grupo optimo. Sinceramente também te desejo a ti e a todos os que tiraram o curso connosco tudo de bom e um grande futuro!!!
Grande abraço e espero que desta vez oi pessoal arranje tempo para um jantar de grupo!
Aparece e faz comentários. Qualquer coisa é só dizerem.
Abraço

paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paulo disse...

boas:
pois relevante foi realçar a vitoria para a taça!mas ja nao foi relevante realçar a derrota no campo do ultimo classificado!!!!
cumps