segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UM EPISÓDIO A LAMENTAR

Realmente foi uma pena o que aconteceu hoje no jogo entre o Mogadouro e o Onze Unidos, pois nada o fazia prever.
Uma primeira parte muito bem jogada e disputada em que o Onze Unidos entrou melhor e por várias vezes podia ter inaugurado o marcador, pois até atirou uma bola ao poste por João Paulo, mas seria numa jogada de bola parada que o Mogadouro passou para a frente do marcador. Depois do golo passou a dominar e poucos minutos depois aumenta para 2-0. O Onze Unidos não baixou os braços e foi atrás do prejuízo e consegue num “bis” de Barros chegar ao empate(2-2). O Mogadouro colocou o guarda-redes avançado e voltaria para a frente do marcador. Logo depois a expulsão justa do guarda-redes Nélson do Onze Unidos deu o 4-2 para o Mogadouro. Nos 5 minutos finais da primeira parte foi um jogo aguerrido, mas o Mogadouro dilatou a vantagem para 7-2 com 3 livres de 10 mts concretizados por Neysinho! Ainda antes do final da primeira parte o Onze Unidos reduz para 7-3. O intervalo chegou com um resultado até um pouco exagerado para o que estava a acontecer, pois o Onze Unidos também falhou 2 livres de 10mts.
No inicio da segunda parte, o Onze Unidos voltou a entrar melhor e podia por duas vezes ter chegado ao golo, mas a estrelinha parecia não estar com o João Paulo!
Depois, numa falta normal feita pelo jogador do Onze Unidos, Sérgio(Onze Unidos), que viu o cartão amarelo, mas que sem explicação nenhuma entra em discussão com o público e vê o segundo amarelo e respectivo vermelho. Entretanto já o jogador Mancuso(Mogadouro) tinha sido expulso por agredir verbalmente Sérgio. Mancuso foi para a porta de acesso ao balneário, mas não entrou e ficou ali, enquanto Sérgio se dirigia para o mesmo sitio acompanhado por um director do Onze Unidos para que não houvesse qualquer tipo de confusão, mas foi impossível evitar o confronto entre os dois atletas! Incrível ainda mais foi a forma como as coisas pioraram porque quem estava no banco do Mogadouro (que estava junto a essa porta), levantou-se em peso e foram para aquele local e como o jogo ainda estava parado foram todos para ali porque parece-me que ninguém tinha percebido bem o que estava a acontecer, e obviamente que quem estava no banco dos Onze Unidos faz o mesmo e a confusão deu-se!
Não vou ser eu a dizer o que realmente aconteceu com veracidade, até porque existem imagens, e também porque eu estava na bancada e do lado oposto ao sucedido e os dois jogadores com quem falei têm, cada um, a sua versão dos factos. Depois desta enorme confusão o que nos pareceu a mim e ao treinador do Mogadouro (quando falamos no final) é que o jogo poderia ter continuado sem problemas, pois o pior estava resolvido e tudo muito mais calmo. Mas quando os jogadores das duas equipas se preparavam para continuar o jogo, a dupla de arbitragem diz não ter condições para continuar a partida porque não conseguiram ver o que se passou e que lhes pareceu ter havido agressões de ambas as partes mas não conseguiram ver quem teriam sido os atletas. Nesse momento os directores dos dois clubes tentaram demover a dupla de arbitragem da decisão tomada, mas estes acharam por bem não retomar o jogo!
Claro que o público do Mogadouro é hostil e não foi fácil de aguentar, mas é a forma que têm de apoiar o seu clube, mas nesse momento exageraram e muito e ainda foi preciso a intervenção da policia para que a equipa do Onze Unidos conseguisse sair do pavilhão, mas depois ficamos perplexos ao sair, pois fomos aplaudidos pelo público do Mogadouro!!!
Esta situação não deixa uma boa imagem de nenhuma das equipas, mas com a interrupção do jogo, até parece que tudo foi muito pior do que realmente aconteceu e eu acho que por vezes é preciso perceber a intensidade com que os atletas jogam e os nervos estão sempre à flor da pele e é necessário ter também bom senso na altura de tomar as decisões e já não seria a primeira vez que depois de uma situação destas o jogo é retomado. Não é preciso pensar muito, pois ainda o ano passado num jogo televisionado pela SIC, em que o cronometrista de hoje, parece-me ter sido o árbitro principal, entre o Freixieiro e o Sporting aconteceu uma confusão semelhante e o jogo prosseguiu.
Claro que sou da opinião que a F.P.F. deva cumprir os regulamentos e punir os culpados, pois não é desta forma que dignificamos o nosso Futsal.



....

Sem comentários: