Começo por agradecer a todos o tempo que estão na disposição de voltar a perder ao ler o meu blog que vai ter algumas alterações depois deste post em que vou falar da fase regular do campeonato do Qatar que pela primeira vez teve um play-off.
Assim, passo a falar na generalidade do campeonato e depois termino falando um pouco do Arabi.
Este ano o campeonato foi uma duvida constante até à última rodada em que não se sabia quem seria o primeiro classificado, Al Ryyan ou Al Khor e que o Al Ryyan acabou por ser mais forte. Na terceira posição teriamos a duvida antes do último jogo entre o Arabi e o Sadd, e em que o Arabi foi mais forte e ficou na 3ª posição e o Sadd caiu para o 4º lugar. Nos outros lugares teriamos o Ahli, Gharafa e Umm Salal a lutar pelo melhor lugar. Na última vaga de acesso ao play-off tinhamos Shamal e Whakra na luta, mas o Whakra assumiu o lugar e atirou o Shamal para fora, fazendo companhia ao já afastado Qatar Club.
Começando por baixo, o Qatar Club foi uma autentica desilusão a todos os niveis, pois até 8 jornadas do fim tinha zero pontos conquistados e na Open Cup também só tinha perdido, o que fez com que a direcção do mesmo tivesse dispensado os serviços do técnico Rogério Mancini(boa pessoa), que depois disso foi convidado a assumir um cargo de maior importância, a selecção de sub-19 de futsal do Qatar!!!
No seu lugar no clube entrou o nosso conhecido João Cunha(ex-selecção de Angola e Ismailitas) que quase fazia um milagre, pois até à penultima jornada tinha já somado 11 pontos com 3 vitorias e 2 empates, mas morreu na praia, pois esteve a vencer 4-0 (penultima jornada) e não aguentou a vantagem e perdeu por 10-5. Assim terminou o sonho do Qatar Club. Diga-se que no minimo é um registo muito positivo para este treinador que depois de assumir um clube com 13 derrotas consecutivas consegue em 8 jogos vencer 3, empatar 2 e perder 2. Seria esta equipa assim tão má como mostrou antes da chegada do João?! A dúvida ficará sempre, pois nunca saberemos!!!
Quanto à outra equipa que ficou fora, mostrou não ter qualidade para ir mais longe, pois até na mudança de um Internacional razoável por outro pior e quando se tomam essas decisões não podem esperar mais nada. De seguida vou falar das outras equipas fazendo antes disso uma pequena introdução.
Agora falando da forma como os play-off foram elaborados, na minha opinião é um desrespeito para quem trabalhou 7 meses e que passou por momentos bons e maus, mas teve que fazer de tudo para se qualificar e fazer o maior número de pontos possivel. Com apenas 10 equipas na Liga vou falar de alguns exemplos com os quais a eliminação é totalmente desmerecida e só prova que só 4 equipas deveriam disputar o titulo e não 8, pois caso contrário temos que ouvir frases como: “Para que investir durante 7 meses se as coisas só se decidem num mês? Para isso contrato só um profissional em Setembro e em Janeiro contrato o outro!!!”. Estas afirmações só vão ajudar à não evolução do Futsal no Qatar como os Treinadores querem e tanto trabalham para que isso aconteça! Aproveito para dizer que a pouco mais de uma semana do inicio da Taça do Qatar ainda existem muitas indecisões quanto à forma como esta se vai relizar e assim fica dificil se tudo não ficar decidido antes do inicio da época!
Voltando ao assunto da classificação, o 1º foi o Ryyan- 43 pontos, 2º Al Khor- 41, 3º Arabi- 29, 4º Sadd- 26, 5º Ahli- 25, 6º Umm Sala- 23, 7º Gharafa- 23 e 8º Wakrah- 18. Agora, eu pergunto se Al Khor, Arabi e Sadd deveriam ou não ser uma das equipas que deveria estar a disputar a final com o Ryyan?! Mas não, a equipa que está nessa final é o Gharafa que terminou na 7ª posição e como todos sabemos isso seria impossivel em muitos Paises e não me digam que foi mais forte porque não foi, mas aproveitou o play-off para fazer jogos em que defendeu o tempo todo e foi esperando os penalties nos quartos de final e meia final e com a sorte venceu e chegou à final. Tenho amigos no Gharafa e respeito-os tal, bem como o seu treinador que é uma pessoa fantástica, mas a minha opinião é sempre sincera e direta e desculpem mas estou completamente contra esta forma de decisão do campeonato na Liga do Qatar.
Assim, não vou falar mais nada sobre o que as equipas foram fazendo durante a temporada, pois como já disse antes...falar dos 7 meses para que???!!! Falei de quem chegou à final e ponto!!!
Parabéns a quem está na final e que vença realmente a equipa mais forte!
Falo agora muito pouco do Arabi, pois dei uma entrevista num site Portugues, www.futsalglobal.com há uns dias e podem ler se tiverem interesse. Agora vamos preparar a Taça do Qatar que “parece” que vai iniciar em Maio.
Termino prometendo falar um pouco do percurso da selecção do Qatar neste ano e meio com novo treinador e depois da renovação.
Saudações desportivas e não tenham medo de comentar com ponderação.
....
1 comentário:
Bem vindo de volta, já não era sem tempo.
Abraço
Enviar um comentário